domingo, 19 de setembro de 2010

CHAPADA IMPERIAL

Que cenário de horror!! Queridos Herdeiros... A chapada imperial - A Chapada Imperial é uma reserva ecológica particular que se localiza no ponto mais alto do Distrito Federal, há pouco mais de 50 km de Brasília.

Desde 1986 a Chapada vem sendo preservada, com uma área de aproximadamente 4800 hectares é, atualmente, a maior área de preservação ambiental. Os efeitos da preservação se mostram na beleza exuberante das diversas paisagens.

Dentre as paisagens estão inclusas as formações rochosas e os cânions, as diversas formas de cerrado – cerrado rupestre, cerradão, matas mesofíticas, mata de galeria, campo cerrado, campo de murundum, campo sujo, campo limpo, campo úmido, brejo e veredas – e a beleza das cachoeiras.

Além de possuir belezas geográficas, a Chapada Imperial é abrigo de diversos animais da fauna do cerrado, inclusive animais ameaçados de extinção como onça, lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-canastra e atua junto com o IBAMA na soltura de animais dentro da propriedade.

A Chapada Imperial, uma reserva particular localizada próximo à Brazlândia, enfrentou a maior queimada dos últimos 25 anos. Há suspeitas de que a destruição foi provocada por um fazendeiro que ateou fogo para preparar o pasto. O prejuízo para o meio ambiente e a quantidade de animais mortos são incalculáveis.

Conforme o sol ia surgindo na Chapada Imperial na manhã desta segunda-feira (13), era possível ver o tamanho da destruição causado pelo fogo. Plantas e animais foram vítimas de uma grande queimada. Um jabuti, infelizmente, não conseguiu escapar das labaredas. Foram 3,9 mil hectares consumidos por um incêndio que durou três dias.

Segundo o proprietário da reserva, Marcelo Imperial, a queimada começou em uma fazenda vizinha."Lamentavelmente, por conta de um fazendeiro que foi queimar para fazer um pasto, a natureza perdeu milhares de hectares e muitos animais morreram queimados, justamente na época de reprodução de mamíferos e de pássaros”, enfatiza.

Há uma semana o fogo passou pela reserva e o que sobrou foi um solo endurecido pelas cinzas. Mas, mesmo sem chuvas, já é possível ver alguns pontos verdes que começam a brotar da vegetação destruída. Essa é a prova da capacidade que o cerrado tem de se recuperar das queimadas.

Para voltar ao que era antes, os ambientalistas estimam que seja necessário, pelo menos, um ano. Enquanto isso, as aves se abrigam nas árvores que restaram e desfilam suas cores pela Chapada Imperial. A reserva continua aberta à visitação, com um cenário diferente, mas não deixa de ser uma aula sobre impacto ambiental.

E agora Herdeiros o que podemos fazer?